UMA VEZ MAIS, Francisco visita uma mesquita e assina — como Papa —, um documento em acordo com um grande líder muçulmano. Desta vez, a visita foi feita à maior mesquita do sudeste da Ásia, na Indonésia.
Tratou-se de uma reunião inter-religiosa na qual foi assinada uma declaração conjunta em acordo com o grande imã muçulmano Nasaruddin Umar, condenando a violência religiosa. A Declaração é intitulada “Promovendo a Harmonia Religiosa para o Bem da Humanidade” (Istiqlal 2024).
Nomeado em homenagem à mesquita nacional Istiqlal, Indonésia, o documento pede que os líderes religiosos trabalhem juntos para promover a dignidade humana, o diálogo inter-religioso e a proteção ambiental, deixando as questões de fé e doutrina para um plano secundário, ou simplesmente ignorando essas coisas que agora são consideradas menos importantes…
“Os valores compartilhados por nossas tradições religiosas devem ser efetivamente promovidos para derrotar a cultura da violência”, diz a declaração: “Nossas crenças e rituais religiosos têm uma capacidade particular de falar ao coração humano e, assim, promover um respeito mais profundo pela dignidade humana”.
É nítido o contraste radical com aquilo que todos os Papas diziam e sempre disseram até o Conc. Vaticano II. Antes se falava em “verdade”, “Revelação divina”, “salvação” e “ritos sagrados”. Hoje se fala em “crenças” e “rituais”, com uma clara relativização dessas coisas e uma nivelação de todas as religiões a um mesmo nível. Ao falar a representantes das seis religiões oficialmente reconhecidas na Indonésia – islamismo, budismo, hinduísmo, confucionismo, catolicismo e protestantismo – Francisco mais uma vez articulou sua visão absolutamente inédita para o diálogo inter-religioso. “Quando os líderes religiosos cultivam laços, isso lhes permite avançar unidos em busca de um objetivo, na defesa da dignidade humana, na luta contra a pobreza, na promoção da paz”, disse.
Toda a ênfase do discurso está na resolução das misérias temporais e no respeito humano, sem nenhum lastro no Evangelho. Nada de novo vindo deste pontificado.
Fonte:
Courtney Mares para a ACI Digital, “Papa Francisco e grande imã assinam declaração conjunta em mesquita na Indonésia”, disp. em:
acidigital.com/noticia/59081/papa-francisco-e-grande-ima-assinam-declaracao-conjunta-em-mesquita-na-indonesia
Acesso 5/9/2024.