Baixar o fascículo 10 (PDF) para impressão
Por que estudar Teologia? Por que conhecer a Fé, porque buscar compreendê-la, afinal? É preciso entender a nossa Fé para poder mantê-la acesa em nós e para vivê-la bem — e manter e viver bem a Fé em nossos dias é coisa tão imprescindível quanto urgente. Fazê-lo só é possível mediante a graça de Deus, que vem advertindo sua Igreja há muito, muito tempo, quanto aos terrores que estamos presenciando hoje.
O Venerável arcebispo Fulton Sheen (1895-1979) escreveu, na década de 1940, algumas linhas fortemente proféticas e realmente impressionantes a respeito do que antecederia o fim dos tempos, citando, com detalhes assombrosos, a grande apostasia na Igreja e a vinda do Anticristo, as quais foram traduzidas para nós pelo Pe. Cléber Eduardo S. Dias. Algumas das partes mais impressionantes reproduzimos aqui, abaixo:
“A terceira tentação, com a qual Satanás pediu a Cristo para adorá-lo em troca dos reinos do mundo, irá se tornar a tentação de se instituir uma nova religião sem a Cruz e sem liturgia, sem o mundo futuro, uma religião para destruir a Religião, ou uma política que se passa por religião – que também dá a César até mesmo as coisas que são de Deus. (…) No meio de todo o seu amor aparente pela humanidade e do seu discurso simplista de liberdade e de igualdade, o Anticristo ocultará um grande segredo que não será revelado a ninguém: ele não acredita em Deus, porque a sua religião será uma fraternidade sem a paternidade de Deus, e ele vai querer enganar até os escolhidos. Ele vai estabelecer no mundo uma contraigreja como falsa cópia da Santa Igreja, porque ele, o diabo, é o macaqueador de Deus.
Essa falsa igreja terá todos os aspectos e as características da Igreja de Cristo, mas em sentido inverso e esvaziada do seu conteúdo divino. Terá um corpo místico de Anticristo que exteriormente vai imitar o Corpo Místico de Cristo. Mas o século XX vai se juntar a essa contraigreja com a alegação de que ela será infalível quando sua cabeça visível falar (…) sobre temas como economia e política e como pastor-chefe do comunismo mundial.”
Fonte:
SHEEN, Fulton J. Communism and the Conscience of the West. Bobbs-Merril Company, Indianapolis, 1948, pp. 24-25.)