Módulo 4: Ascética e Mística 2 | Manual prático para a vida interior, Lição II

– Manual prático para a vida interior, Lição II –
O poder do silêncio: uma parábola para a prática da vida interior

Apresentaremos agora uma pequena parábola, talvez já sua conhecida, dileto leitor, a qual gostaria de propor que fosse profundamente meditada, porque traz em seu sentido um princípio da vida espiritual que é fundamental para o crescimento interior. Entendido este princípio, todas as práticas de oração, meditação e contemplação serão imensamente facilitadas, ganhando novo sentido e sua direção correta. Segue.



– Há muitos anos… …no tempo de nossos avós, certo fazendeiro descobriu que tinha perdido seu relógio de bolso – uma herança de família e um objeto valioso, do tipo que era muito valorizado na época –, no celeiro de sua fazenda, que era um lugar bem grande. Ficou aflito e, depois de muito procurar em vão, resolveu recorrer à ajuda de um grupo de crianças, amiguinhos de seu neto que um dia brincavam pela casa, prometendo uma boa recompensa para quem encontrasse o objeto.

Por horas a fio, as crianças passaram em revista o celeiro, que além de grande era repleto de velhos objetos por todos os cantos, com muitas frestas pelas paredes e piso, e montes de feno e palha. Nada encontraram, porém.

Desanimado e já descrente de que sua ideia pudesse dar certo, o fazendeiro estava prestes a desistir, dispensando as crianças, quando um certo menino muito educado e meio diferente dos outros por ser mais quieto, e que até então não participara da busca, pediu-lhe uma chance para tentar achar o relógio, já que todos os outros não haviam conseguido.

“Por que não?”, raciocinou o fazendeiro; seria uma tentativa a mais, que se não obtivesse êxito, mal não faria. Então, mesmo sem acreditar, autorizou o menino a entrar no celeiro e fazer a sua tentativa.

As outras crianças ficaram do lado de fora, e riam dele, duvidando que poderia encontrar o relógio, já que todas elas juntas, em maior número, não tinham conseguido.

O menino fechou-se no celeiro, sozinho. Algum tempo se passou e eis que, de súbito, surge ele de volta, sorrindo, com o relógio em mãos! Todos ficaram espantados, e logo o fazendeiro perguntou-lhe, sem conseguir entender o que tinha acontecido: “Como conseguiu encontrar, se eu que sou adulto já tinha tentado muitas vezes e não consegui, e todas as outras crianças, juntas, também falharam?”. E o menino respondeu: “Eu não fiz nada a não ser ficar sozinho e bem quieto, e me sentei no chão. No meio do silêncio, escutei bem baixinho o tique-taque do relógio, e assim pude me orientar”.


* * *

O santo silêncio! Não é preciso complicar a vida interior. Simplesmente colocar-se a sós e em silêncio, humildemente, aos Pés de Nosso Senhor – como Ele mesmo nos ensinou a fazer –, pondo-se em companhia de nossa Mãe do Céu e dos santos Anjos (especialmente o nosso guardião), esta é uma das maiores e mais eficientes práticas de ascese e uma condição indispensável para a vida mística.

O silêncio, a solidão e a atenção são também condições indispensáveis para a prática de vida interior proposta nesta formação em seu módulo n.2. A alma em paz crê melhor, porque quando em serenidade vê o que os olhos físicos não podem ver. Uma mente em paz é capaz de pensar melhor do que uma mente confusa e agitada. Não deixe de conceder ao menos alguns minutos de silêncio à sua mente, todos os dias, pois somente assim é que se pode ouvir a Voz de Deus, que nos ama e quer salvar, o auxílio poderoso de nossa Mãe do Céu e aquilo que nos sugere o Anjo de nossa guarda, para nos conduzir na direção certa.

Que você, diletíssimo(a) estudante, por cujas intenções e alma eu rezo constantemente, possa pausar as agitações da sua mente, de tempos em tempos, e apenas silenciar de vez em quando, para ouvir o santo “tique-taque” que vêm do Céu.

Compartilhe com outros assinantes!

CONTINUE NAVEGANDO PELO CURSO:

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de “debates” e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PESQUISA POR PALAVRA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

QUEM SOMOS

CATEGORIA DE POSTS

ADQUIRA LIVROS CATÓLICOS COM O SEU DESCONTO EXCLUSIVO DE ASSINANTE

Cupom de desconto para a Loja Obras Católicas:
ofielcatolico
Cupom de desconto para a Livraria Santa Cruz: OFIELCATOLICO10

DESTAQUES DA SEMANA

GUIA DO FIEL CATÓLICO

A BÍBLIA CONFIRMA A SANTA IGREJA

A BÍBLIA COMO “ÚNICA REGRA” É HERESIA:
 
“Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular.”
(2 Pedro 1,20)
 
“Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.”
(1Timóteo 3,15)
 
“…Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”
(João 5,39-40)
 

“Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (…); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”
(2Cor 3,3.6)

A IGREJA SEMPRE OBSERVOU A TRADIÇÃO APOSTÓLICA
 

“Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.”
(2 Tessalonicenses 3,6)

“Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”
(2 Tessalonicenses 2, 15)
 
JESUS CRISTO INSTITUIU O PAPADO
 

“Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (…). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”
(Mateus 16, 18)

“(Pedro,) apascenta o meu rebanho.”
(João 21,15-17)

“Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.”
– S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo (Atos dos Apóstolos 15, 7)
 
“Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.”
– Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32)
 
A IGREJA SEMPRE VENEROU MARIA COMO MÃE DE DEUS
 

“Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do Senhor? (Mãe do Senhor = Mãe de Deus, pois Jesus é Deus)”
O Espírito Santo pela boca de Isabel à Virgem Maria (Lucas 1,43)

“De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada!”
– Santíssima Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor
(Lucas 1, 48)

NÃO HÁ VÁRIAS IGREJAS E SIM UMA SÓ
 

“Há um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo”
(Efésios 4,5)

“Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.”
(Gálatas 1, 8)

NÃO HÁ SALVAÇÃO SEM A EUCARISTIA
 

“Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.”
(João 6, 56)

“Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”
(João 6, 55)
 
“O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?”
(1ª aos Coríntios 10, 16)
 
A IGREJA SEMPRE CREU NA INTECESSÃO DOS SANTOS, QUE ROGAM POR NÓS NO CÉU
 

“E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.”
(Apocalipse 8, 4)

“Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.”
(Apocalipse 14, 12)
plugins premium WordPress