São Jerônimo (detalhe), por Marinus van Reymerswaele, 1490-c.1546
Os Livros protocanônicos
A palavra Protocanônico vem também do grego, da junção dos vocábulos proto (πρώτο), que significa primeiro, com o kanoni, que vimos antes e que aqui vai assumir o sentido de coisa primeiramente reconhecida e autorizada. Os Livros protocanônicos são, pois, aqueles cuja canonicidade nunca foi debatida, isto é, os que foram primeiro e desde sempre considerados inspirados por Deus; logo, são necessariamente também autorizados pela Igreja.
Veremos melhor e com detalhes, mais adiante, sobre a relação destes Livros e o seu histórico.
Os Livros deuterocanônicos
Deuterocanônico vem do grego – da raiz deutero (δευτερο), que significa o que vem depois; em segundo lugar. Trata-se de um adjetivo que se refere aos textos que foram considerados canônicos a partir de um segundo momento histórico, pelo fato de ter havido inicialmente um debate na Igreja quanto à sua inspiração e, logo, quanto à sua canonicidade.
Os chamados deuterocanônicos compõem um conjunto de sete Livros da Bíblia mais trechos de alguns outros – textos estes que estão presentes na Septuaginta, a antiga tradução em grego do Antigo Testamento utilizada pelos Apóstolos e que estudaremos em detalhes neste Curso.
A origem da diferença entre os Livros proto e deutero, sua identificação e seu histórico, bem como as causas e os efeitos deste longo processo de canonização dos Textos Sagrados, é o que veremos a seguir.
Aprofundemos o estudo nos temas apresentados e em alguns outros, diretamente relacionados, pois a sua compreensão se configura muito importante para o estudante da Teologia, na medida em que trará as respostas para certas perguntas que, de tempos em tempos, voltam sempre a ser feitas em ambientes cristãos.
Tais respostas precisam ser dadas com correção e pacientemente, tantas vezes quanto se fizer necessário, por todo aquele que busca a verdadeira sabedoria que pode ser apreendida do estudo das Sagradas Páginas – sabedoria que é caridosa e humilde, sempre interessada no bem do próximo, se é que o estudante busca e trabalha para o cumprimento do Primeiro Mandamento, semelhante ao Segundo. Pois:
…a sabedoria que vem do Alto é, antes de tudo, pura, depois pacífica,
indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos; isenta de
parcialidade e de hipocrisia.
(Tg 3, 17)