Francisco derrotado por Milei?


Por Pedro Erik Carneiro[1] e Henrique Sebastião

O PERONISMO QUE HÁ décadas domina a Argentina perdeu de forma avassaladora as eleições daquele país. O polêmico candidato vencedor, Javier Milei, chamou em rede nacional o seu compatriota papa Francisco de “comunista” e o acusou de se posicionar “ao lado dos ditadores”, além de tachá-lo como “o maligno na Terra a ocupar o Trono da Casa de Deus” e até como “um representante do capeta”. Apesar disso, está sendo noticiado que ele convidou Bergoglio (não papa Francisco) para cerimônia da posse presidencial. Segundo o  o jornal “La Nación”, os dois já conversaram por telefone e trataram de assuntos como a pobreza e os planos do presidente eleito para a área social.

Sim, Milei é uma “figuraça”, como se diz por aí, e o que virá do seu governo é um mistério completo, ainda que alguns bem intencionados tenham ficado muito felizes com a sua eleição. Mas o ponto que queremos comentar e que aqui nos interessa é: as críticas pesadíssimas e os grossos xingamentos ao Papa – argentino –, não afetaram em absolutamente nada o resultado da eleição na Argentina, cuja população é de maioria católica. Uma indicação clara de que o povo argentino realmente despreza o Papa seu conterrâneo. Por que Francisco é tão impopular em sua terra natal?

É um fato que, durante o pontificado de Francisco, milhões de católicos na Argentina deixaram a Igreja[2], assim como também tem acontecido em várias partes do mundo. Essa decisão de abandonar o catolicismo deve ter ajudado no desprezo ao Papa, mas, por outro lado, é inegável que o estilo do seu pontificado e suas posições heterodoxas constituem a causa principal do esvaziamento dos templos. Ora o caso na Argentina é um dos piores no mundo em termos de abandono ao catolicismo, justamente agora, nestes tempos de um Papa argentino: não há como não associar as duas coisas.

Não será fácil para Milei, o povo está mais pobre e habituado com a mão pesada de um Estado inchado. Além disso, o país tem uma grande dívida externa, Milei já criticou a China e o Brasil de Lula, e os Estados Unidos são (des)governados por um homem senil de extrema-esquerda. Já a Europa não conta, é “café com leite” nas relações internacionais. Ele deve rezar pela volta de Trump.

Em todo caso, a eleição de Milei é histórica inclusive para a história  milenar da Igreja.


* * *

Em tempo: se a popularidade de Francisco na Argentina entre o laicato é baixa, entre altos dignatários da hierarquia eclesiástica também é dificultosa. O Arcebispo emérito de La Plata, Héctor Aguer, preparava um artigo quando soube da recente demissão do Bispo Strickland pelo mesmo Papa, e tornou público o texto que a imagem abaixo mostra.


[2] Doutor em Relações Internacionais, Doutorando em Filosofia, Mestre em Economia, editor da página “Thyself, o, Lord”.

[1] O Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas de la República Argentina apontou que a proporção de católicos na população do país caiu de 76,5% em 2008 para 62,9% em 2008 para 62,9% em 2019 (conf.: https://veja.abril.com.br/religiao/argentina-cai-o-numero-de-catolicos-no-pais-de-francisco | acesso 22/11/2023).

Compartilhe com outros assinantes!

MAIS POSTS QUE VOCÊ PODE GOSTAR:

AVISO aos comentaristas:
Este não é um espaço de “debates” e nem para disputas religiosas que têm como motivação e resultado a insuflação das vaidades. Ao contrário, conscientes das nossas limitações, buscamos com humildade oferecer respostas católicas àqueles sinceramente interessados em aprender. Para tanto, somos associação leiga assistida por santos sacerdotes e composta por profissionais de comunicação, professores, autores e pesquisadores. Aos interessados em batalhas de egos, advertimos: não percam precioso tempo (que pode ser investido nos estudos, na oração e na prática da caridade) redigindo provocações e desafios infantis, pois não serão publicados.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PESQUISA POR PALAVRA

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

QUEM SOMOS

CATEGORIA DE POSTS

ADQUIRA LIVROS CATÓLICOS COM O SEU DESCONTO EXCLUSIVO DE ASSINANTE

Cupom de desconto para a Loja Obras Católicas:
ofielcatolico
Cupom de desconto para a Livraria Santa Cruz: OFIELCATOLICO10

DESTAQUES DA SEMANA

GUIA DO FIEL CATÓLICO

A BÍBLIA CONFIRMA A SANTA IGREJA

A BÍBLIA COMO “ÚNICA REGRA” É HERESIA:
 
“Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular.”
(2 Pedro 1,20)
 
“Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.”
(1Timóteo 3,15)
 
“…Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”
(João 5,39-40)
 

“Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (…); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”
(2Cor 3,3.6)

A IGREJA SEMPRE OBSERVOU A TRADIÇÃO APOSTÓLICA
 

“Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.”
(2 Tessalonicenses 3,6)

“Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”
(2 Tessalonicenses 2, 15)
 
JESUS CRISTO INSTITUIU O PAPADO
 

“Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (…). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”
(Mateus 16, 18)

“(Pedro,) apascenta o meu rebanho.”
(João 21,15-17)

“Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.”
– S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo (Atos dos Apóstolos 15, 7)
 
“Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.”
– Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32)
 
A IGREJA SEMPRE VENEROU MARIA COMO MÃE DE DEUS
 

“Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do Senhor? (Mãe do Senhor = Mãe de Deus, pois Jesus é Deus)”
O Espírito Santo pela boca de Isabel à Virgem Maria (Lucas 1,43)

“De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada!”
– Santíssima Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor
(Lucas 1, 48)

NÃO HÁ VÁRIAS IGREJAS E SIM UMA SÓ
 

“Há um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo”
(Efésios 4,5)

“Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.”
(Gálatas 1, 8)

NÃO HÁ SALVAÇÃO SEM A EUCARISTIA
 

“Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.”
(João 6, 56)

“Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”
(João 6, 55)
 
“O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?”
(1ª aos Coríntios 10, 16)
 
A IGREJA SEMPRE CREU NA INTECESSÃO DOS SANTOS, QUE ROGAM POR NÓS NO CÉU
 

“E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.”
(Apocalipse 8, 4)

“Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.”
(Apocalipse 14, 12)
plugins premium WordPress