Módulo 6: Bíblia 1 | A Sã Doutrina católica sobre a Inspiração segundo Trento


Doutrina imutável conforme formalizada desde o XIX Concílio da Igreja,
o santo Concílio de Trento – I



Diz o XIX Concílio Ecumênico de Trento (1545-1563) que tanto os Livros Sagrados quanto a Tradição oral contêm verdades “ditadas”, em sentido lato, por Deus. Usam o termo Autor no sentido técnico, falando de quem compôs um livro. A natureza da Inspiração assim, resume-se em uma frase: Deus é o Autor dos Livros Sagrados.

Controvérsia sobre o “ditado verbal” dos textos sagrados. A tal questão referiu-se o Concílio Tridentino, marcando o início de uma discussão católica: uns querem estender a Inspiração até às palavras em si; outros, apenas às coisas e conceitos abordados nas Escrituras. A seguir, veremos em que se constituem essas diferentes abordagens teológicas.


1. A doutrina que afirma o Ditado verbal

O grande teólogo espanhol, religioso da Ordem dos Frades Pregadores e o confessor de Santa Teresa de Ávila, Frei Domingos Bañez[1], distinguiu três modos de Inspiração divina:

1) A Revelação das coisas desconhecidas;

2) A moção especial e assistência do Espírito Santo quanto às coisas conhecidas;

3) A sugestão e uma espécie de ditado para todas as palavras[2].

Bañez afirmou que sem essas distinções não se poderia distinguir bem a importante diferença que há entre a autoridade das Sagradas Escrituras e a das definições dos Concílios.

Defensores dessa doutrina são todos os doutores da Ordem dos Pregadores (dominicanos), e também certos autores importantes, tais como Franciscus Titelmans, Guilherme Estio, Basílio Pôncio, Gregório de Valentia e Juan de Maldonato e outros.


2. A doutrina que nega o Ditado verbal.


Leonardo Léssio, S.J. (1554 – 1623), vultoso professor de Teologia em Lovaina, viu combatidas, por influência de Miguel Baio, 34 teses suas, entre as quais, estas:

1) Não é necessário que cada uma das palavras das Sagradas Escrituras sejam inspiradas pelo Espírito Santo;

2) não é necessário que cada uma das verdades e sentenças sejam imediatamente inspiradas pelo Espírito Santo ao hagiógrafo;

3) um livro escrito de modo humano, sem assistência do Espírito Santo, pode tornar-se Escritura Sagrada, caso o Espírito Santo ateste depois que nele não há erro.

Léssio não contestava Bañez, mas pretendia combater a ideia de ditação mecânica das palavras, defendida pelos protestantes. Em suas 1ª e 2ª teses ele assim explica, na sua Resposta: usara a palavra “inspirar” é usada como sinônimo de “revelar”. Sustenta, pois, que é necessário um particular impulso do Espírito Santo sobre o hagiógrafo para que escreva as verdades que devem ser escritas; mas que basta uma assistência no que diz respeito à escolha das palavras.

Entre os defensores da doutrina que nega o ditado verbal estão alguns dos maiores teólogos da Igreja em todos os tempos, como o Cardeal São Roberto Belarmino, Doutor da Igreja, e o gigante da Escola de Salamanca e da Escolástica, Francisco Suarez.


3. Sobre a natureza da Inspiração

Segundo um sistema denominado de “Direção divina”[3], o Espírito Santo pode agir no hagiógrafo de três maneiras:

a) de modo antecedente;

b) de modo concomitante: como que vigiando para que não haja erro;

c) de modo consequente: atestando que é verdadeiro o que está escrito.


Notas:

[1] Por sua grande importância, recomendamos a leitura de sua biografia no portal Catholic Encyclopedia, disponível em:
https://www.newadvent.org/cathen/02247a.htm
Acesso em 14/12/2023.

[2] Scholastica commentaria in lam. partem, q. 1, art. 8. (1584).

[3] . I. Bonfrerius, S.J. (1573-1642) e R. Simon (1638-1712).

[4] In totam Scripturam Sacram praeloquia, c. VIII, s. 1 et 7, in Migne Scripturae Sacrae Cursus completus I, pp. 134, 141.

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A BÍBLIA CONFIRMA A SANTA IGREJA

A BÍBLIA COMO “ÚNICA REGRA” É HERESIA:
 
“Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular.”
(2 Pedro 1,20)
 
“Escrevo (a Bíblia) para que saibas como comportar-te na Igreja, que é a Casa do Deus Vivo, a coluna e o fundamento da Verdade.”
(1Timóteo 3,15)
 
“…Vós examinais as Escrituras, julgando ter nelas a vida eterna. Pois são elas que testemunham de Mim, e vós não quereis vir a Mim, para terdes a vida.”
(João 5,39-40)
 

“Porque já é manifesto que vós (a Igreja) sois a Carta de Cristo, ministrada por nós (Apóstolos), e escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração (…); o qual nos fez também capazes de ser ministros de um Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”
(2Cor 3,3.6)

A IGREJA SEMPRE OBSERVOU A TRADIÇÃO APOSTÓLICA
 

“Em Nome de nosso Senhor Jesus Cristo, apartai-vos de todo irmão que não anda segundo a Tradição que de nós recebeu.”
(2 Tessalonicenses 3,6)

“Então, irmãos, estai firmes e guardai a Tradição que vos foi ensinada, seja por palavra (Tradição), seja por epístola nossa (Bíblia). ”
(2 Tessalonicenses 2, 15)
 
JESUS CRISTO INSTITUIU O PAPADO
 

“Tu és Pedra, e sobre essa Pedra edifico a minha Igreja (…). E eu te darei as Chaves do Reino dos Céus; e tudo o que ligares na Terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra será desligado nos Céus.”
(Mateus 16, 18)

“(Pedro,) apascenta o meu rebanho.”
(João 21,15-17)

“Irmãos, sabeis que há muito tempo Deus me escolheu dentre vós (Apóstolos), para que da minha boca os pagãos ouvissem a Palavra do Evangelho.”
– S. Pedro Apóstolo, primeiro Papa da Igreja de Cristo (Atos dos Apóstolos 15, 7)
 
“Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, confirma os teus irmãos.”
– Jesus Cristo a S. Pedro (Lucas 22, 31-32)
 
A IGREJA SEMPRE VENEROU MARIA COMO MÃE DE DEUS
 

“Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe do Senhor? (Mãe do Senhor = Mãe de Deus, pois Jesus é Deus)”
O Espírito Santo pela boca de Isabel à Virgem Maria (Lucas 1,43)

“De hoje em diante, todas as gerações me proclamarão Bem-aventurada!”
– Santíssima Virgem Maria, Mãe de Nosso Senhor
(Lucas 1, 48)

NÃO HÁ VÁRIAS IGREJAS E SIM UMA SÓ
 

“Há um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo”
(Efésios 4,5)

“Ainda que nós ou um anjo baixado do Céu vos anuncie um evangelho diferente do nosso (Apóstolos), que seja anátema.”
(Gálatas 1, 8)

NÃO HÁ SALVAÇÃO SEM A EUCARISTIA
 

“Em Verdade vos digo: se não comerdes da Carne e do Sangue do Filho do homem, não tereis a Vida em vós mesmos.”
(João 6, 56)

“Minha Carne é verdadeiramente comida, e o meu Sangue é verdadeiramente bebida.”
(João 6, 55)
 
“O Cálice que tomamos não é a Comunhão com o Sangue de Cristo? O Pão que partimos não é a Comunhão com o Corpo de Cristo?”
(1ª aos Coríntios 10, 16)
 
A IGREJA SEMPRE CREU NA INTECESSÃO DOS SANTOS, QUE ROGAM POR NÓS NO CÉU
 

“E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos, da mão do anjo, diante de Deus.”
(Apocalipse 8, 4)

“Aqui (no Céu) está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os Mandamentos de Deus e a Fé em Jesus.”
(Apocalipse 14, 12)
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